O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



 

Grupo Editorial Pensamento

   

Releases

      << Volta
 

Institucional

Releases

Imagens

Clippings

 

  Editora Cultrix lança Homens não são de Marte, Mulheres não são de Vênus: como a nossa mente, a sociedade e o neurossexismo criam a diferença entre os sexos, da neurocientista Cordelia Fine

Em texto que combina pesquisas científicas com um tom bem-humorado e leve, a neurocientista desconstrói o mito das diferenças estruturais entre o cérebro dos homens e das mulheres, apontando as análises equivocadas por trás da crença de que “os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus” .

 

Quando lançou, em 1992, livro quase homônimo, o autor John Gray anunciava uma série de teorias que ostentavam afirmações como ”o cérebro dos homens não foi criado para ser sensível e empático” ou “o cérebro das mulheres não foi feito para consertar carros”. Na época, o lançamento ao redor do mundo, rendeu à obra o título de best-seller, designando às afirmações de Gray o caráter de verdade absoluta. Decidida a argumentar que muitos estudos a respeito das diferenças entre os cérebros de homens e mulheres foram mal interpretados ou apresentados, a neurocientista, doutora pela University College London, Cordelia Fine, lança Homens não são de Marte, mulheres não são de Vênus, trazido ao Brasil pela Editora Cultrix.
Baseada em uma série de estudos científicos, encabeçados por ela e inúmeros outros cientistas que a influenciaram ao longo de sua formação acadêmica, a autora ressalta que, apesar de cérebros masculinos e femininos serem diferentes em diversos aspectos, muitos pesquisadores continuam focando suas constatações em suas próprias hipóteses, ignorando dados que apontam para as semelhanças entre os gêneros – o que emerge como um diferencial e desconstrói definições e verdades consideradas até então absolutas. Cordelia emerge o termo neurossexismo para se contrapor aos autores que partem da caracterização biológica para explicar as diferenças de comportamento entre os sexos e que, com isso, não vão além de um retrato estereotipado dos gêneros. Ou seja, a autora parte de uma análise na qual considera determinações sociais para descontruir interpretações que, de maneira equivocada, moldaram as concepções e as relações entre os gêneros.
Em Homens não são de Marte, mulheres não são de Vênus, a autora faz uma exposição meticulasamente analisada das lacunas encontradas, não só no best-seller de John Gray, mas também em muitos dos livros mais vendidos no mundo sobre as diferenças sexuais. Seu principal objetivo em rebater tais autores fica evidente quando discorda de ideias que afirmam a impossibilidade de igualdade entre os gêneros, simplesmente porque a ciência apontou diferenças inerentes entre eles. Para a autora, certamente há diferenças sexuais de cognição e comportamento, porém, dependendo do contexto social, a cultura particular de cada país e o período histórico, ou seja, o meio em que se vive, podem influenciar no aumento, diminuição, desaparecimento e até mesmo a reversão dessas diferenças. A obra apresenta ainda extensa bibliografia que corroboram seus estudos sobre o tema.


Sobre a autora
Cordelia Fine é pesquisadora do Centro de Psicologia Aplicada e Ética Pública da Universidade de Melbourne, e é formada em psicologia experimental na Universidade de Oxford. Ela fez seu mestrado na Universidade de Cabridge e o doutorado na University College London. Cordelia mora em Melbourne, na Austrália.

Sobre o Grupo Editorial Pensamento
O Grupo Editorial Pensamento, reconhecido pelo pioneirismo e inovação na seleção de temas e títulos para publicação, nasceu em 1907 com a criação da Editora Pensamento. Seus livros têm influenciado várias gerações ao abordar temas como espiritualidade, autoajuda, esoterismo e saúde. Em 1956, foi fundada a Editora Cultrix, com o objetivo de lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura, linguística, sociologia, psicologia, administração e marketing. Hoje, figura entre as editoras que mais contribuem para o fortalecimento de uma cultura voltada à sustentabilidade. Em 2009, foi adquirida a Editora Seoman, que publica livros nas áreas de biografias, moda e cultura pop. Em 2011, com o objetivo de alcançar novos espaços e ampliar o público leitor, o Grupo Editorial Pensamento lança o selo Jangada, com títulos nas áreas de ficção fantástica e histórica.

Homens não são de Marte, Mulheres não são de Vênus
Cordelia Fine
424 páginas
Preço: R$ 54,00
Editora Cultrix
www.editoracultrix.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Parceria 6 - Assessoria de Comunicação
(55-11) 3062-9951 - 3081-1260
www.parceria6.com.br   

Juliana Sassi
juliana@parceria6.com.br
(11) 98460-0094

Heloizi Parra
heloizi@parceria6.com.br
(11) 98657-6894

Antoune Nakkhle
parceria6@parceria6.com.br
(11) 7717-5802